Bem vindo a nossa velha-nova vida?
Algumas pessoas ficam tão felizes fora do Brasil que é difícil dizer qualquer palavra de consolo... Pense, aqui nós temos o samba, o futebol e aquela malandragem brasileira...
Eu sou apaixonada pelo Brasil e por sua diversidade cultural, amo desde a pontinha norte a este sul de onde nasci e cresci, conheci um pouquinho de cada estado através das pessoas, e de alguns estados que visitei, e por tantos outros encantos não apenas humanos, mas também naturais, convenceria qualquer estrangeiro a vim para cá.
Mas como saldar alguém que já viveu aqui, sabe de tudo isso, mas remete mais as dificuldades do que o que se sente pelo Brasil?
Minha melhor amiga voltou ao Brasil após alguns meses na Europa, o que ela viu lá a deixou completamente apaixonada pelos países de primeiríssimo mundo, eu também ficaria encantada com toda certeza. Eu desejo pra ela boas vindas daquele meu jeito, amizade de ser. E ela sabe que isso é sincero.
Depois que ela foi morar fora, comecei a conviver com outras pessoas, e estive em processo de formação de opinião, então, me deparei com um amigo, que não conhecia nada do Brasil que meus olhos viram, seja a parte boa, seja a parte ruim, porém achava que tudo era uma merda, que não tinha condições de viver aqui, que a política é sempre corrupta, que há sempre muitos assaltos, que a policia é deficiente, etc etc... Eu olhei pra ele, e concordei com tudo, porém, apresentei o Brasil, da forma que eu via, não tão positivista como deveria, mas falei que havia muitas coisas boas apesar de ser um país em desenvolvimento.
Seguindo o papo, notei que ele tinha o sonho de imigração mexicano, os Estados Unidos Dourados, e foi quando desisti de argumentar... Porque sinceramente, não I love USA na minha camiseta nem na minha cara estampa, nem agora, nem daqui 100 anos!
Eu me interesso pela cultura, pelo o que me mostra de história, o que me deixa de música, o que me deixa marca na transformação do meu pensamento... E para isso falei pro meu amigo, antes de falar tão mal do Brasil, então, conheça-o... Tente mudar o que você não gosta... Ou transformar o seu pensamento...
Agora eu pergunto:
Como saldar alguém que esteve dentro do país o tempo todo por anos a olhar o Brasil?
Realmente difícil, talvez, meus argumentos sejam fracos demais, porque a experiência de viver, de viajar por ai, olhar suas dificuldades e notar como as pessoas conseguem contorná-las, é improvável, é impossível, palavras que não existem no dicionário da garra brasileira.
Sim, eu amo o meu Brasil.
Seja bem-vinda amiga Portuguesa Com Certeza!
Seja bem-vindos amigos que moram no Brasil ao Brasil de verdade!
Me deparo com este texto em um momento que julgo estar vivendo o momento "mais critico" em relação as coisas do Brasil. Que nosso país tem uma diversidade exuberante, culturalmente falando, ninguém pode negar. Assim como geograficamente somos top no mundo, com belíssimas paisagens e lugares maravilhosos para visitar, morar, apreciar, etc.
ResponderExcluirTambém é inegável afirmar que o Brasil tem muitos problemas, mas é bem verdade que, mesmo os países de 1º mundo, também os tem.
O que me incomoda é a forma como se combate o problema aqui no Brasil e vou dar um exemplo que tem me irritado deveras. O surto de gripe A.
Pois bem, acabo de saber que existe a possibilidade de o início das aulas ser adiado para 1º de setembro. Algumas universidades já decidiram assim. Os eventos continuam a ser cancelados. Isso é um absurdo, até porque os NÚMEROS comprovam que esta gripe é menos letal que as de anos anteriores, mas já que a mídia faz questão de apavorar a população né... aí já viu...
Infelizmente sua amiga volta para um país que está prestes a PARAR, por causa de uma gripe... vê se podemos reverenciar um país assim... gostaria de saber só quem são os beneficiados com isso tudo... porque deve ter alguém rindo agora... com certeza...
Obs.: Desculpe-me por invadir este espaço para esbravejar sobre este tema, mas achei que tinha algo a ver... hehehe... e é minha opinião também sobre o nosso querido Brasil... no mais... um ótimo texto, Jana...parabéns aí... Bjo!
Ass. Mr Gomelli