terça-feira, 3 de novembro de 2009

Maria Bolacha - Alimentando a minha música

Dia 2 de novembro, a minha banda, Maria Bolacha, completou 1 ano de pura energia, sonoridade & musicalidade! E é por isso, que esse post é todo especial à Maria Bolacha, que está até com cara de gente e arrumou um namoradinho na festa dela, ele chama-se Jorge Maravilha [música de composição de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide - pseudônimo de Chico Buarque de Hollanda durante a ditadura militar].

História da Maria Bolacha, contada por quem vive ela:

Bem, desde pequena, cerca de 6 anos de idade, cantarolava músicas do Roberto Carlos e dos Titãs na frente da TV, meu pai havia percebido que eu tinha um timbre de voz diferente das outras guriazinhas da escola, e me colocou no Coral desta, comecei a me apresentar fazendo shows com o tecladista Antonio Kalb no Salão de Atos da escola assim como aniversários e casamentos, assim como cantava os versinhos na Igreja. Fazia aula de técnica vocal e de violão, até que com 8 anos meu pai morreu e parei com tudo. Entrei no C.T.G. 20 de Setembro de Santo Ângelo aos 11 anos, e fui convidada a participar de concursos para solista vocal, mas como tinha vergonha, chamei minha prima Ana Letícia Santiago e cantamos juntas pela 1ª vez, depois segui cantando sozinha, no meio disso houve 2 anos em que parei de cantar, voltei aos 16 anos pra cantar para o Grupo Mirim e Juvenil dançar.

Aos 17 anos, fui morar em Ijuí, para cursar a faculdade de Fisioterapia, nesse meio tempo, conheci alguns músicos da região que trabalham na noite como Cyd Rios, Anderson & Bolão, André Gomes, Elvio Schneider e Sandro Dreher, e de Porto Alegre [onde morei um mês para fazer estágio no Hospital de Pronto Socorro] como a Banda Borracharia & Black Trio, com os quais fiz várias participações especiais e sempre filosofando sobre música, as vezes Rock n' Roll, as vezes Samba-Rock & MPB.

Até me apresentarem o namorado de uma grande amiga minha chamado Rafael Librenz [agora ex-namorado, ele está solteiro garotas!], que até então não conhecia porque morava ora em Porto Alegre, ora em Santa Maria [nesta última cursou alguns semestres de Licenciatura em Música na UFSM] e estava voltando pra morar em Ijuí.

Nossos amigos em comum sempre me falavam: "Tu tem que conhecer o Rafa! Quando vocês se conhecerem vão se dar muito bem!". E não deu outra, ambos sentimos o feeling juntos, já no 1º ensaio! E a partir de então, nossa amizade só aumentou. Eu estava terminando a faculdade, e estava escrevendo o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], e o que não me deixou pirar foi exatamente as escapadas para ensaiar com o Rafa. Com certeza, hoje, não vivo sem ele, é minha dupla, meu irmão, meu melhor amigo!

Bem, e a Maria Bolacha??
Assim, que começou Jana & Rafa automaticamente formou-se Maria Bolacha, com a diversidade cultural brasileira embutida, nosso jeito de fazer o samba virar rock, e o rock virar samba, se isso mistura e pode virar MPB, rock gaúcho também nos cativa muito, talvez muito mais que o nacional e um pouco menos que o internacional.

A Maria Bolacha é uma banda diferente, sim, é do estilo da banda Pouca Vogal, do Humberto Gessinger e do Duca Leindecker, que tem os outros integrantes da banda convidados por nós. Assim, somos uma dupla fixa, Jana & Rafa, com seus amigos convidados, como: Ricardo Bólico (percussão), Nícolas Souto e Adrian Rigoli (bateria), Lucas Rafael Juswiak e Fábio Petry (baixo).

Esse fim de semana, talvez, fora o mais importante e especial do ano pra nós, na sexta-feira dia 30/10 rolou no Patuá em Ijuí, o festival organizado pelo Terceirão da Efa, 6º Pop Rock Show, do qual nos apresentamos com a participação dos nossos amigos: Nicolas & Lucas Rafael, as músicas "Sob um céu de blues" e "Canudinho", com apenas um ensaio, conseguimos ficar com o 2º lugar.

E no domingo, dia 1º de novembro, fizemos a comemoração do aniversário de 1 ano da Maria Bolacha com nosso show com a participação do Petry, e após muitas participações super especiais como Lucas Prauchner da Excellence, Miguel Maia de Santa Cruz do Sul, Lucas Rafael Juswiak, João Pedro Van Der Sand, Adrian Rigoli, músicos altamente bons e profissionais! O Palco foi armado sob o céu aberto chamado "Sob um céu de blues" com o brilho das estrelas e da lua diretamente envolvendo a galera, dando o maior clima de Woodstock! Foi tudo muito lindo e perfeito! Agradecimento a galera que organizou conosco, principalmente a família Librenz!

É isso, nossa história ainda está sendo escrita, nos próximos posts pode rolar uns vídeozinhos da gente se apresentando.


Abaixo, Realease & Ficha Técnica da Banda para quem quiser, já está pronto.

Release da Banda:

A banda Maria Bolacha é composta pelo duo: Rafael Librenz no violão e voz, e Janaína Santiago no vocal, e também por alguns músicos convidados como Rica Librenz (cajon e violão), Adrian Rigoli (bateria e cajon), Ricardo Bólico (timbau e djimbe), Lucas Rafael Juswiak e Fábio Petry (baixo) e Nícolas Souto (bateria).

Rafael Librenz cursou alguns semestres de Licenciatura em Música na UFSM, e algum tempo depois, em Ijuí, formou a dupla com Janaína Santiago que estava se formando em Fisioterapia. Começaram a se apresentar juntos no ano de 2008 pela região das Missões e fazendo parcerias musicais formaram a banda, no decorrer do ano foram fazendo apresentações com os demais integrantes convidados.


O nome Maria Bolacha teve origem numa roda de discussão entre amigos, influenciado por tendências feministas da vocalista e se referindo à paixão da dupla: colecionar vinil antigo, apelidado por Bolachão.


A banda adota o estilo musical rock 'n' roll, mpb e samba-rock. Suas influências são Jorge Ben Jor, Elis Regina, Rita Lee, Chico Buarque, TNT, Cascavelletes, entre outros. Maria Bolacha preza pela valorização da musicalidade brasileira. Através do seu som apresentam temas sobre a diversidade cultural do nosso país. A banda Maria Bolacha está lançando a primeira música de sua autoria: “Maria do Coco”. Para baixar e entrar no site da banda click aqui.


Ficha Técnica da Banda:

Nome da Banda: Maria Bolacha
Estilo Musical: Samba-rock, MPB, rock n’ roll
Influências: Jorge Ben Jor, Elis Regina, Rita Lee, Chico Buarque, Nando Reis, Cássia Eller, TNT, Cascavelletes, The Beatles, Janis Joplin, entre outros.
Voz: Janaína Santiago
Violão e Voz: Rafael Librenz
Músicos Convidados:
Percussão: Ricardo Bólico
Bateria: Nícolas Souto & Adrian Rigoli
Baixo: Lucas Rafael Juswiak & Fábio Petry
Compositores: Janaína Santiago (letra e melodia) e Rafael Librenz (melodia e arranjo musical)
Música Lançamento: Maria do Coco
Ano: 2009
Site: www.maria-bolacha.com
Webdesigner: Rafael Librenz
Contato: contato@maria-bolacha.com
Telefones: (55) 9978 2375 com Rafael ou (55) 9902 2179 com Janaína

3 comentários:

  1. Ô, Jana!!!

    Pelo teu texto eu sou o namorado de uma grande amiga sua!!!!

    E eu não tenho namorada!!!

    Hehehehehehe.


    P.S.: Sim, muito massa a nossa coisa!! Maria Bolacha é muito massa. Eu daria!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas ahhhhhhhhhhhh! Tá bombando Maria Bolacha hein! Como eu descobri essa banda é uma outra história, só sei que desde que ouvi no site pela primeira vez me apaixonei pelo som que vcs fazem.
    E desde já convido então a galera de Ijuí e região (e quem estiver lendo isso daqui, hehe) a vir p/ a Graaande Santo Augusto no dia 12 de dezembro ver a Maria Bolacha! vai ser showwww!
    Beijão Jana , adorei teu blog!

    ResponderExcluir
  3. Jana, que lindoooo!!!! Como você escreve bem! Muito legal, estou louca para ver os vídeos de vocês cantando.

    Outro dia escutei uma música do Roupa Nova (Corações Psicodélicos, com uma "roupagem nova" e cantada por uma mulher, estilo meio acústico), pensei na hora que essa música tem que entrar no repertório de vocês! Assim como Maria Maria do Milton Nascimento cantada em um ritmo mais "samba-rock" (estilo que o RN gravou em 1993) e Soy Latino Americano tbm. Pede pro Rafa te mostrar se vc não conhece.
    Estou louca para ouvir essas músicas cantadas pela Maria Bolacha.

    ResponderExcluir