quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A melhor cantora que o Brasil já teve: Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa, carinhosamente chamada a Pimentinha foi a maior e a melhor cantora da Música Popular Brasileira [MPB] que já tivemos até os dias de hoje. Nasceu em 17 de março de 1945, e teve sua morte precoce aos 36 anos em 19 de janeiro de 1982. Com sua voz aveludada conquistou milhares de fãs no Brasil e no mundo, seu estilo variou entre Bossa-Nova, MPB e samba.

Foi Elis quem também lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros. Um dos grandes admiradores, Milton Nascimento, a elegeu musa inspiradora e a ela dedicou inúmeras composições.

Fonte: Wikipédia


Conheci Elis Regina pela influência da minha mãe que havia me falado muitas vezes de Elis, mas a paixão se deu mesmo quando minha prima que também é cantora comprou alguns CDs de Elis e colocamos pra tocar... Senti algo diferente por aquela mulher que havia morrido 4 anos antes do meu nascimento, era mágico... Sua história junto a ditadura militar, voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros me comoveu completamente. Queria ter vivido tudo aquilo junto ou na pele dela, queria estar presente ali. Me emociono, me apaixonei ainda mais quando escutei a música "Arrastão" da qual havia meu nome, fiquei feliz pensando que não precisavamos nos conhecer carnalmente, mas ela sabia o meu nome, pelo menos uma vez na vida, ela repetiu diversas vezes meu nome e ainda no I Festival de Música da TV Excelsior esta música venceu e Elis Regina saiu com o prêmio de melhor cantora, o que significa que "Janaína" significou algo muito importante na vida dela.

Abaixo alguns vídeos de Elis interpretando alguns de seus grande sucessos, é de se arrepiar:












Nenhum comentário:

Postar um comentário