segunda-feira, 31 de agosto de 2009

12º CONEB e 6ª Bienal da UNE - Bahia

Em janeiro deste ano [2009], fui pra Salvador, ultima ação como Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia sendo Delegada do núcleo da UNIJUÍ no Movimento Estudantil, já que dali uns dias teria que voltar pra minha formatura em Ijuí. O Conselho Nacional de Entidades da Base [CONEB] me pareceu bem desorganizado, e além do mais me deixou um pouco decepcionada com os estudantes brasileiros, estes não estavam engajados para o debate, ok, confesso estava muito calor, e era tentador saber que haveria muitas praias maravilhosas esperando para serem usufruídas na Bahia. Mas minha gente, se viemos a luta, vamos lutar até mesmo debaixo de chuva! A dispersão da galera me deixou um pouco triste, mas quem foi aos debates, foram os que fazem do movimento estudantil, movimento sério de verdade, e por isso estava lá no meio da discussão sobre Políticas Públicas em Saúde.

Plenária Final.

Thalita Martins - Maranhã, Luciana Kelly - Ceará e Janaína Santiago - Rio Grande do Sul.

Dando sequência ao CONEB, houve a BIENAL DA UNE, desta eu participei tão pouco, pois já estava na hora de ir embora, pegava o avião na quinta, pra chegar em Porto Alegre e pegar um ônibus pra Santo Ângelo e chegar a tempo da Missa de Formatura na sexta-feira, a colação, a festa e o baile foram no sábado, mesmo estando rouca por causa do frio do ônibus, consegui fazer o discurso como Oradora da Turma e ainda dar uma cantada na minha festa.

Do que eu vivenciei da Bienal da UNE, começando com Abertura da Bienal no Teatro Castro Alves numa homenagem à Honestino Guimarães, presidente da UNE em 1979, “desaparecido” e morto durante os anos de chumbo da ditadura no Brasil. Emocionante, me lavei chorando! Depois da abertura todos foram atrás do Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar até a Praça Castro Alves. Enquanto o Trio Elétrico andava e a multidão dançava e cantava, estamos indo em direção ao Pelourinho, onde havia outro palco armado esperando os estudantes brasileiros com o show do Cordel do Fogo Encantado! Simplesmente mágico!

Abertura da 6ª Bienal de Cultura da UNE, simplesmente perfeita!

Do lado do Trio Elétrico, eu vou!!!

No meio dos estudantes brasileiros no Pelourinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário